LIMPEZA PROFUNDA DO ORGANISMO
RECEITA DE UMA FARMACOPÉIA ENCONTRADA EM LETRAS ANTIGAS, NUM MOSTEIRO BUDISTA NAS MONTANHAS DO TIBETE, EM 1972.
· COLOCAR EM UM FRASCO GRANDE DE VIDRO:
350 GRAMAS DE ALHO MOIDO NO LIQUIDIFICADOR, MISTURADO COM 250 ML DE CACHAÇA. FECHAR O VIDRO HERMETICAMENTE E COLOCA LO NA GELADEIRA, COM UM COPO DE ÁGUA.
DIAS GOTAS/MANHÃ GOTAS 1/2 DIA GOTAS/TARDE
1º DIA O1 02 03
2º DIA 01 06 06
3º DIA 07 08 09
4º DIA 10 11 12
5º DIA 13 11 12
6º DIA 16 17 18
7º DIA 12 11 10
8º DIA 09 08 07
9º DIA 06 05 04
10º DIA 03 02 01
11º DIA 15 25 25
12º DIA 15 25 26
· CONTINUAR TOMANDO 25 GOTAS 3 VEZES AO DIA, ATÉ TERMINAR O FRASCO.
· ESTE TRATAMENTO NÃO PODE SER REPETIDO ANTES DE 5 CINCO ) ANOS.
1. INDICAÇÕES: LIMPA O ORGANISMO, LIBERANDO TODAS AS GORDURAS, CÁLCULOS ( PEDRAS ) MELHORA O METABOLISMO, CONSEQUENTEMENTE TODOS OS VASOS SANGUINEOS TORNAM SE FLEXIVEIS.
2. DIMINUI O PESO FAZENDO COM QUE O CORPO VOLTE AO PESO NORMAL.
3. DESFAZ TODOS OS CÁLCULOS DO SANGUE, CURA O DIAFRAGMA, A MIOCÁRDIA, A HIPERTENSÃO, AS DOENÇAS DOS BRONCOS PULMONARES, CURA COMPLETAMENTE AS DORES DE CABEÇA, AS TROMBOSES DE CEREBRO, A ARTERIOSCLEROSE, A ARTRITE E O REUMATISMO, A GASTRITE, AS ÚLCERAS DO ESTOMAGO E AS HEMORROIDAS.
4. ABSORVE TODO TIPO DE TUMOR INTERNO E EXTERNO, CURA OS PROBLEMAS DE VISTA, DOS OUVIDOS E AINDA A " IMPOTÊNCIA SEXUAL ".
O PODER DE CURA DO ALHO
O alho fortalece ação do sistema imunológico.
FIQUE ATENTO
1. Benefícios: O alho é rico em selênio e zinco, que fortalecem o sistema imunológico. Atua como descongestionante, auxiliando no tratamento de doenças como bronquite, asma e rinite, além de ser expectorante. Contém o princípio ativo alicina, que é eficiente no combate a infecções bacterianas. Outro componente presente no alho, o ajoeno, previne o câncer. Reduz o risco de entupimento das artérias, provocando a dilatação dos vasos sangüíneos, o que baixa a pressão arterial. Inibe a produção do mau colesterol ( LDL ) e impede que ele fique depositado nas artérias.
2. Consumo: Nutricionistas recomendam a ingestão de dois a cinco dentes de alho por dia.
3. Prevenção ao mau cheiro: Comer alho com ervas como hortelã ou salsa evita que o cheiro do condimento saia péla transpiração ou pelo hálito. Para se livrar do mau cheiro nas mãos ao manusear o alho, recomenda-se esfregar limão nos dedos. Outra opção é, logo depois de usá-los, lavar as mãos em água corrente sem esfregar os dedos.
4. Receitas caseiras:
ÓLEO DE ALHO - Socar bem dois dentes de alho e misturá-los com um copo de azeite de oliva. Deixar três dias na temperatura ambiente, coar e guardar na geladeira.
ÁGUA DE ALHO - Socar de dois a quatro dentes de alho, colocar num copo d'água quente e deixar durante uma noite. Pela manhã, coar e beber.
MANTEIGA DE ALHO - Socar alguns dentes de alho, misturar com manteiga e salsinha picada e passar no pão.
Usado principalmente para temperar alimentos, as propriedades do alho vão além de condimentar e dar sabor picante à comida.
Usado há mais de 4000 anos, o alho melhora a ação do sistema imunológico, por ser rico em selênio e zinco, prevenindo gripes e resfriados.
Uma substância encontrada no condimento, a alicina, atua como antibiótico no combate a infecções.
" Não há contra-indicações alguma ao consumo de alho. Além de dar vida aos pratos, ele traz inúmeros benefícios à saúde ", diz a nutricionista Alessandra Soares.
Segundo ela, pesquisas comprovam que o condimento previne o câncer, por ter entre seus componentes o ajoeno, substância que reduz os radicais livres.
O consumo regular do alho também diminui o risco de entupimento das artérias e provoca a dilatação dos vasos sangüíneos, já que age como anticoagulante, tendo a função de baixar a pressão arterial.
Outro benefício é que o alho inibe a produção do chamado mau colesterol, o LDL, no fígado, impedindo que ele seja depositado nas artérias.
" por tudo isso, pode-se dizer que o alho tem propriedade de prevenir doenças do coração ", diz Alessandra.
Segundo ela, para obter maior proveito dos benefícios do alho, o ideal é comê-lo ou colocá-lo cru sobre a comida já pronta. " Muitas propriedades podem se perder durante o cozimento ", afirma a nutricionista Alessandra.
Extraído do Jornal " Agora " edição de Segunda Feira 25 de Março de 2002 - página A-13.
JCSS.
Desde os egípcios que trabalharam na construção das pirâmides - o Egito dos Faraós - até os nossos dias esse fabuloso bulbo persiste como estrela na arte de curar.
Estudos recentes do The National Câncer Institute in Rockwille Maryland, revelaram propriedades de deter o crescimento de tumores.
A seguir formula extraordinária contra os radicais livres onde o alho tem participação :
· Ingredientes : 2 xícaras de escarola picadinha com as mãos, 1 xícara de cebola, 1 xícara de couve flor crua picadinha - Tempero : 1 abacate, ¹/2 dente de alho, sal e limão a gosto.
Modo de fazer: Bata o abacate com o alho, o limão e o sal. Junte os outros ingredientes e sirva.
Outras aplicações onde o alho entra : Afecções da garganta, Arteriosclerose, Artrite e reumatismo, Auto intoxicação ( para atenuar efeitos ), Catarros, Debilidade digestiva por fator nervoso, Frieiras, Pressão alta, Tosses, Vermes em geral,
O alho é planta hortense, da família das Liliáceas, cujo bolbo se emprega tanto na cozinha como na medicina caseira.
O uso do alho como agente medicinal data de época remotíssima.
Sua aceitação baseou-se, certamente, em resultados bem observados, pois que sua indicação aparece na primitiva medicina grega, hindu e egípcia.
Desde a antigüidade lhe é atribuído efeito corretor sobre os gases abdominais e sobre a flatulência gástrica, causadora, entre outros sintomas incomodantes, de freqüentes eructações.
Estudos modernos confirmam sua ação benfazeja sobre diversas moléstias gastrintestinais.
Temos, pois, no alho, uma utilidade real, como remédio e condimento.
Nome científico: Allium Sativum.
Família : Liliáceas.
Sinonímia : alho hortense, alho manso, alho comum; knoblauch (alemão); ajo ( espanhol ); ail ( francês ); garlic ( inglês ); aglio ( italiano ).
Descrição : - O alho é uma erva culinária e medicinal conhecida em todo o mundo. Com altura de até 70 centímetros, possui folhas estreitas e iguais. Suas flores miúdas, brancas e pouco cheirosas, nascem na parte terminal do caule, formando, reunidas, uma espécie de pequeno chapéu de sol. O bulbo é um corpo oval , formado por alguns gomos ou " dentes ", cada um dos quais constituído por uma massa consistente e aquosa, de cheiro e sabor muito fortes.
Embora se suponha que o alho proceda dos desertos da Ásia Central, sua origem perdeu-se no tempo e no espaço, pois vem sendo cultivado, nos países mediterrâneos, no Egito, na China e na Índia desde a mais remota Antiguidade. Sempre foi empregado como condimento e como remédio para diversas moléstias.
Era alimento habitual dos trabalhadores egípcios que construíam as pirâmides, bem como, mais tarde, dos trabalhadores e soldados romanos. As classes altas, no entanto, abstinham-se de utilizá-lo devido ao seu forte odor. Citado por Hipócrates e Dioscórides pela sua importância medicinal, é também mencionado nas obras de Shakespeare.
Cultivo : - Planta-se através dos " dentes " no começo de março. Gosta de solo leve e com humus. A colheita ocorre, em média, após seis meses. O espaçamento deve ser de 0,30m x 0,50m .
Composição Química : - O alho contém em 100 gramas:
· Calorias 135,00 kcal
· Água 66,57 %
· Carboidratos 26,31 %
· Proteínas 6,76 %
· Lipídios 0,06 %
· Sais 0,30 %
Em 100 gramas de alho há :
· Vitamina B¹ ( Tiamina ) 244,00 mcg
· Vitamina B² ( Riboflavina ) 74,00 mcg
· Niacina 0,29 mg
· Vitamina C 14,00 mg
Os sais do alho, contidos em 100 gramas, são os seguintes :
· Cálcio 20,00 mg
· Fósforo 30,00 mg
· Ferro 1,00 mg
Uso e propriedades medicinais : - O alho é indicado no tratamento das mais variadas doenças e/ou afecções, pois o alho representa, de fato, um dos medicamentos naturais dos mais notáveis. Produz excelentes resultados se aplicado no combate a diversas afecções como gripes, resfriados, rouquidão, tosses, afecções catarrais, bronquite crônica, tuberculose, gangrena pulmonar e hemoptises, também eficaz quando empregado como laxativo e como estomáquico, é considerado vermífugo, na pneumonia, na asma, faz com que os escarros diminuam e percam o seu aspecto purulento, faz baixar a pressão arterial, usado com regularidade e durante certo tempo, auxilia no tratamento de varizes e hidropísias, amassado com azeite de oliva combate a prisão de ventre, regularizando o peristaltismo; outrossim, estimula a secreção dos sucos gástricos e intestinais, favorecendo a digestão; combate as toxinas intestinais e favorece a expulsão dos vermes, mesmo a solitária, como vermífugo, usa se o alho, em infusão, com leite , toma-se três ou quatro vezes ao dia; emprega-se também, com bons resultados, como : anti-séptico, carminativo, depurativo do sangue, diurético, emoliente, febrífugo ( muito útil nas febres intermitentes ), tônico; é usado como elemento auxiliar na terapia dietética em casos de ácido úrico, cálculos, cólera, diabete melito, difteria, enfermidades do fígado, dos rins e da bexiga, esgotamento, hidropisia, insônia, paludismo, picaduras de animais venenosos, reumatismo, sífilis, tifo, úlceras. Externamente usa se o alho contra calos, verrugas, sarna, impingem, tinha, manchas da pele, etc. Para acalmar a dor de ouvido, aplica-se algodão embebido em azeite de oliva fervido com alho.
Contra Indicações : - Algumas pessoas apresentam reação alérgica da pele ao contato com o alho, de modo que devem evitar seu manuseio. Os que sofrem de hipotensão, devem ser parcimoniosos no uso do alho, uma vez que lhes provoca maior queda de pressão. As lactantes devem evitar o uso liberal do alho, de vez que pode provocar cólicas no ventre do lactante, segundo observação de caráter popular. Em doses muito elevadas, o alho produz dor de cabeça, dor no estômago, dor nos rins, cólicas, vômitos, diarréia, tontura.
Valor Alimentício : - O alho é muito valioso, não só pelas suas propriedades condimentícias , mas também pelo seu conteúdo em sais e vitaminas.
Como um dos mais saudáveis dentre todos os vegetais, deveria o alho ser usado mais largamente na alimentação diária.
Empregado como tempero, enriquece o sabor dos pratos, estimula o apetite, e provoca a secreção dos sucos gástricos.
Quem na cozinha, introduz esse humilde bolbo, desprezado e até ridicularizado por causa do seu odor, conta com um dos mais poderosos germicidas e mais valiosos preventivos contra inúmeras enfermidades.
Muita gente reconhece as virtudes do alho, mas não se dispõe a comê-lo ao natural, em virtude do seu cheiro ou do seu gosto, que algum têm como desagradável, ao passo que nada sabem dizer contra o odor e o sabor do tabaco ( charuto, cachimbo, cigarro ), cujo uso deveria, pelo menos aos olhos das pessoas de bom senso, ocupar o primeiro lugar entre os desprezados e ridicularizados, pois normalmente ofende as narinas e revolta o estômago dos indivíduos normais, os não viciados.
O problema do cheiro e gosto do alho pode, todavia, ser contornado : Afirma-se que o gosto pode ser eliminado tomando-se algumas gotas de azeite de raíz de angélica e que o cheiro pode ser combatido comendo-se salsa crua. Recomenda-se também a mastigação de boa quantidade de nozes em conjunto com o alho.
O suco de limão, misturado com igual quantidade de água, tomado meia hora após a ingestão do alho, também lhe destrói o odor. O mesmo suco também serve para desodorizar as mãos. O alho é fonte de cálcio, fósforo e vitamina B¹.
Médicos ingleses, empregavam, há anos, com êxito , o suco de alho no tratamento de úlceras purulentas. Duas lavagens diárias com suco de alho diluído em água destilada produz uma melhora notável já dentro das primeiras 48 horas
Resumo das Utilidades Medicinais do alho :
· Ácido Úrico, distúrbios metabólicos relacionados ao : Ingerir " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Anti-séptico : comer, juntamente com saladas cruas, alguns dentes de alho.
· Arteriosclerose : Indica-se o óleo de alho, disponível no mercado na forma de cápsulas;
· Asma : proceder como indicado em catarro;
· Bexiga, doenças da : Proceder como indicado em cálculos;
· Bronquite crônica : Proceder como indicado em catarro;
· Cálculos em geral : Usar alho com saladas cruas. Tomar " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Calos : Lavar o local com suco de alho. Ver observação em úlceras. Ungüento : Misturar a polpa de alho esmagada em óleo de oliva e passar o ungüento sobre o calo, cobrindo o com um pedaço de linho. Este remédio é muito eficaz para extirpar definitivamente os calos. Se necessário, repetir a operação.
· Catarros, doenças em que há produção de : Recomenda-se o suco de alho com limão e própolis: bater no liqüidificador 3 dentes grandes de alho, meia xícara de suco de limão e 20 gotas de própolis. Dividir em 4 doses e tomar ao longo do dia, uma dose por vez;
· Cólera : Proceder como indicado em cálculos. Usar quantidades pequenas, se não houver indisposição, irritação ou náuseas. Observar rigoroso controle médico;
· Constipação intestinal : Amassar o alho com azeite de oliva e tomar, em jejum, uma colher de sopa;
· Debilidade geral : Proceder como indicado em cálculos;
· Depurativo do sangue : Proceder como indicado de hipertensão arterial;
· Diabete melito : Proceder como indicado em cálculos;
· Difteria : Além dos necessários cuidados médicos, proceder como indicado em cálculos;
· Diurese : Tomar " água de alho " ( Ver hipertensão arterial );
· Empregos caseiros : Vinagre anti-séptico ou vinagre dos quatro ladrões; deixar em maceração, em 1250 gramas de vinagre de vinho branco, por dez dias, 20 gramas de sumidades floridas de algumas destas plantas : losna, alecrim, sálvia, hortelã, arruda ou flores de alfazema, 30 gramas de cada um destes aromáticos : casca de canela, ácoro, noz-moscada, cravo e alho, e 5 gramas de cânfora. Depois de dez dias filtrar o líquido, conservando-o em um vidro com tampa esmerilhada. É ótimo para limpar feridas e desinfetar as mãos;
· Eructações : Proceder como indicado em flatulência;
· Esgotamento : Proceder como indicado em cálculos;
· Febre : Tomar " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Fígado, doenças do : Tomar " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Flatulência : Tomar " água de alho " de 3 em 3 horas. Remover a causa alimentar da flatulência;
· Gases intestinais : Ver flatulência;
· Gripe : Proceder como indicado em catarro. Comer alho em saladas;
· Hidropísia : Proceder como indicado em cálculos;
· Hipertensão Arterial : Tomar " água de alho " 3 ou 4 vezes ao dia, deixar o alho macerado de molho em água durante umas seis horas e coar;
· Impingem : Proceder como indicado em calos;
· Insônia : Proceder como indicado em cálculos. Tomar " água de alho " morna antes de dormir. Infusão : esmagar um dente de alho em uma xícara de leite quente, deixar em infusão por dez minutos e beber;
· Malária : Proceder como indicado em cálculos, porém com mais intensidade;
· Ouvido, dores de : Aplicar no ouvido algodão embebido em azeite frito com alho, quente;
· Pele, para a beleza da, ou manchas da : Proceder como indicado em calos;
· Picaduras de animais venenosos : Proceder como indicado em cálculos. Comer bastante alho. Buscar socorro médico o mais rápido possível;
· Pneumonia : Proceder como indicado m catarro;
· Prisão de ventre : Ver constipação intestinal;
· Resfriado : Proceder como indicado em catarro;
· Reumatismo : Proceder como indicado em cálculos. Cataplasma : espremer bem alguns dentes de alho e estender a polpa sobre um pano de lã quente, aplicando o cataplasma sobre a região atingida pelas dores reumáticas. Tintura : retirar a casca e triturar finamente 25 gramas de alho seco, misturando essa papinha com 60 gramas de álcool finíssimo de fruta. Colocar a mistura em um vidro munido de conta gotas. A tintura deve ser, então, assim administrada: 15 gotas diluídas em um pouco de água pela manhã, em jejum, aumentando duas gotas por dia até chegar a 25 gotas. Terminado o vidro, interromper o tratamento, recomeçando-o, com as mesmas doses, uma semana depois;
· Rins, doenças do : Proceder como indicado em cálculos;
· Sarna : Proceder como indicado em calos;
· Sífilis : Proceder como indicado em cálculos;
· Solitária : Ver verminoses;
· Tifo : Proceder como indicado em cálculos;
· Tinha : Proceder como indicado em calos;
· Tosse : Tomar quente. Proceder como indicado em catarro;
· Tuberculose : Proceder como indicado em catarro. Observar as prescrições médicas;
· Ulceras externas : Para alguns casos é indicado lavar o local com suco ou " água de alho ". Algumas pessoas, entretanto, respondem com irritações ou alergia, pelo que não lhes é conveniente este tratamento;
· Varizes : Proceder como indicado em hipertensão arterial;
· Verminoses : Ferver durante alguns minutos 6 dentes de alho amassados em 250 ml de leite. Coar, dividir em três doses e tomar ao longo do dia. Decocção : ferver, em leite quente açucarado alguns dentes de alho, previamente esmagados por um minuto. Tomar duas ou três colheres por dia. Clister : colocar em infusão 15 gramas de alho em uma quantidade suficiente de água quente. Utilizar quando o líquido estiver pronto.
· Verrugas : Proceder como indicado em calos.
Fontes Consultadas : - Fascículo número 3 Plantas que Curam da Editora 3; As hortaliças na medicina natural de A Balbach - D Boarim e O maravilhoso poder das plantas de Eliza Biazzi.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário