segunda-feira, 27 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

NÃO DEIXEM QUE TE CALEM


Use das palavras com sabedoria, com sensates, que teras muitos a te ouvirem. Mas tenham certeza de que hão de te aceitar ou não, farão intrigas e/ou te enaltecerão, mas continue sendo voce mesmo,  seja em que circunstância estiverem a se diriger a voce, pois o que importa é estar de consciência tranquila com relação a tudo quanto ao que te caluniarem e também quanto ao contrário. Pois por fim serás tu o que querem que sejas e somente os que tiverem sido agraciados por voce se encarregarão de formar o Exército que cuidará de te tornar nobre diante de tudo e de todos.

Pais e Mães de Terreiros

A INCUMBÊNCIA DE DIRIGENTE DE UMBANDA, COMO DENOMINAM CARINHOSAMENTE DE PAI OU MÃE DE TERREIRO, É CARMA OU MÉRITO?
O MÉDIUM QUE RECEBE DA ESPIRITUALIDADE A MISSÃO DE
DIRIGIR UM AGRUPAMENTO DE OUTROS MÉDIUNS, O FAZ, EM PRIMEIRO LUGAR POR NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO E EM SEGUNDO LUGAR PORQUE POSSUI A CONFIANÇA DAQUELES QUE LHE DÃO TAL INCUMBÊNCIA.VAMOS FALAR DAQUELES QUE RECEBERAM A MISSÃO DO PLANO ESPIRITUAL, PROJETO REALIZADO ANTES DE SUA ENCARNAÇÃO NA TERRA E NÃO DAQUELES DIRIGENTES " FEITOS" EM CURSOS.
TAREFA MEDIÚNICA DAS MAIS DIFÍCEIS E QUE EXIGE DEDICAÇÃO TOTAL DAQUELE ESPÍRITO REENCARNADO, ALÉM DE DOSE EXTREMA DE PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA, HUMILDADE E AMOR. MAS AO MESMO TEMPO, EXIGE DELE TAMBÉM PULSO FIRME E FORTE PERSONALIDADE PARA IMPOSSIBILITAR QUE SUA COLHEITA SEJA PREJUDICADA PELA INVASÃO DE MAU EPÍRITOS.A DIFICULDADE DE CUMPRIR A TAREFA DE DIRIGENTE SEMPRE SE ACENTUA DENTRO DO TERREIRO, COM OS MÉDIUNS TODO MÉDIUM DE TAREFA, É UM SER ENCARNADO PARA CURAR SEU ESPÍRITO ENDIVIDADO E O TERREIRO É O HOSPITAL ONDE VAI SE INTERNAR POR UM LONGO TEMPO DE SUA VIDA NA TERRA. SABEMOS QUE A MAIORIA DOS PACIENTES SÃO IMPACIENTES, NÃO É MESMO? E AÍ É QUE COMPLICA!
O DIRIGENTE TAMBÉM NÃO DEIXA DE SER UM DOENTE QUE ALÉM DE SE TRATAR, AGORA PODE ESTAGIAR AJUDANDO AOS MÉDIUNS DE SUA CORRENTE " HOSPITALAR". ISSO NÃO O COLOCA COMO UM SEMI-DEUS PERFEITO DO QUAL NÃO SE ADMITEM MAIS ERROS, MUITO MENOS COMO ALGUÉM QUE TUDO PODE, EM QUALQUER HORA E EM QUALQUER SITUAÇÃO.

6-O QUE É EXIGIDO DOS PAIS DE TERREIRO?
DELE SERÁ EXIGIDO POSTURAS MAIS FIRMES BEM COMO ENTENDIMENTO MAIS APURADO. ELE DEVERÁ SE APRIMORAR CONSTANTEMENTE COM ESTUDO E REFORMA ÍNTIMA, EXIGINDO DA CORRENTE IGUAL COMPROMISSO. TAIS POSTURAS SERÃO NECESSÁRIAS EM FUNÇÃO DO TAMANHO DE SUA RESPONSABILIDADE E DENTRE ELAS ESTÁ A DE CORTAR O MAL PELA RAIZ, PRIORIZANDO SEMPRE A CORRENTE COMO UM TODO, SEM PRIVILÉGIOS A QUEM QUER QUE SEJA.AO ASSUMIR TAL POSTO DIANTE DA ESPIRITUALIDADE, ANTES DE REENCARNAR, JÁ ESTARÁ CONSCIENTE DE QUE SUA VIDA NÃO SERÁ " COMUM" E QUE CERTAMENTE TERÁ QUE ABDICAR DE MUITAS COISAS MATERIAIS, EM FAVOR DO LADO ESPIRITUAL.

19-PORQUE O TERMO PAI E MÃE DE TERREIRO
O TERMO PAI E MÃE AGRACIA O MÉDIUM COM A POSTURA DE SE COLOCAR COMO TAL, AMPARANDO, EDUCANDO E AUXILIANDO A CORRENTE COMO VERDADEIROS FILHOS DE SEU CORAÇÃO. TAREFA MAIS DIFÍCIL AINDA, POIS ESSES " FILHOS" NÃO VIERAM DE SEU VENTRE E NÃO NASCERAM ONTEM. SÃO ADULTOS, VICIADOS E COM PERSONALIDADE FORMADA. CADA UM COM SEUS EGOS AFLORADOS, COM SUAS NECESSIDADES DE EFORMULAÇÃO E O FATO DE PORTAREM A MEDIUNIDADE, JÁ OS QUALIFICA COMO DEVEDORES EM POTENCIAL.
E CERTAMENTE, REEDUCAR UM ADULTO É MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE EDUCAR UMA CRIANÇA. É PEPINO TORTO. OBSERVO NOS TERREIROS POR ONDE ANDO QUE MUITO SE EXIGE DO DIRIGENTE E MUITO POUCO SE RETRIBUI. FALTA NOS MÉDIUNS, DESDE RESPEITO ATÉ AQUILO QUE OS DEVERIA MOVER DENTRO DA CORRENTE, QUE É AMOR. HUMILDADE ENTÃO, MEUS FILHOS, É COISA RARA. EM COMPENSAÇÃO SOBRA BAJULAÇÃO, GERALMENTE USADA COMO MEIO DE SE FAZER PREFERIDO NA CORRENTE.
A TAREFA É TÃO ÁRDUA QUE MUITOS DESISTEM NA METADE DA CAMINHADA, OUTROS SE CORROMPEM, MAS, AINDA BEM QUE UMA GRANDE MAIORIA VOLTA À CASA COM SUA COROA ILUMINADA PELA LUZ DO DEVER CUMPRIDO E A ESTES, O MÉRITO DE CONSEGUIR DAR UM SALTO EM SUA EVOLUÇÃO.

Texto extraído de Casa Branca de Oxalá

QUAL É A SUA UMBANDA?

Falam em tantas Umbandas: branca, esotérica, popular, traçada, de nação, omolokô, umbandomblé, candomblé de caboclo, evangelizada, kardequizada, iniciática...O que é Umbanda então? Se são tantas, porque teimam em dizer que somente a sua, aquela que ele pratica, é a verdadeira?
Origens, respondem todos em unísono! E qual a origem da Umbanda verdadeira? Negros Africanos, Sumérios, Atlântida, Astros...
Por que temos que determinar qual das Umbandas é a mais ou a unicamente correta? Quem sabe não são mesmo várias Umbandas, totalmente diferentes umas das outras. Ou, ela é somente uma mesmo, apenas com várias ramificações!
De onde ela vem ou para onde ela vai? Que interessa o berço em relação ao trabalho futuro.
Se formos olhar bem a fundo cada uma ou qualificações das diversas Umbandas, veremos que em todas elas manifestam-se entidades espirituais semelhantes, tais como os Caboclos, Pretos-Velhos, Exus, Crianças e Orixás.Uma religião que prima pela Caridade, Humildade e Amor, não poderia se dividir tanto entre seus filhos.
Discutem se o Caboclo pode ou não pode usar cocar, se o Preto-Velho pode ou não pode usar chapéu, se Exu é guardião ou
apenas mensageiro e nem percebem e cobram a si próprios se a caridade que estão praticando ou é real.
Será que chegar ao centro já olhando que horas são, pois o médium tem um compromisso inadiável mais tarde, permitirá ao Caboclo praticar uma boa caridade utilizando aquela matéria tão apressada?
Será que a humildade do Preto-velho terá capacidade de influenciar uma pessoa acometida de mau momento ou dor física, a ter calma ou perdoar a quem a tenha ofendido, vibrando numa cabeça que o encara não como um escravo simples, que pela dor alcançou a luz, mas sim como um majestoso soberano que não poderia imaginar como tamanha fraqueza de pensamentos pode assolar estas ínfimas criaturas.
E ainda sobre o Caboclo, o qual na concepção daquele médium não é índio, mas médico ou um antigo rei de uma civilização ainda desconhecida, poderá atuar sobre quem o considera apenas um índio forte e garboso?
E Exu? Ele que em algumas casas mais sofisticadas é Guardião, entidade de alta luz que tem trânsito livre entre todos os ambientes vibracionais, liberando ou aprisionando almas ainda em decomposição moral, e que nas casas mais populares é apenas um enviado de entidades, ou mesmo um serviçal incumbido de levar e trazer as cascas grosseiras dos restos dos trabalhos espirituais, descarregando-os nos lodaçais espirituais no baixo astral.
Será mesmo que as entidades se preocupam com estas diferenciações? Não! As entidades espirituais são seres de luz, são apesar de ainda imperfeitos na evolução espiritual, conhecedores da visão mais iluminada da caridade.
Eles não se preocupam com as roupas que a eles queremos impor. Para eles o que importa é o amor, a união, a elevação.
A Umbanda é única! Ela é perfeita! Tão perfeita que se adapta a tantas interpretações, tão linda e majestosa, que aos olhos de cada um mostra a luz da maneira que possa ser percebida.
E suas origens são mesmo polêmicas, mas não traduzem os maiores ideais da religião: Caridade, Humildade e Amor. Que se busquem historicamente as origens, mas não contaminemos nossa prática religiosa com nossas próprias imperfeições, com nossos próprios preconceitos, com nossos próprios interesses pessoais.
Ao invés de subdesenvolvido, que tal tradicional? Ao invés de cultos exagerados, que tal criteriosos? Ao invés de discussão, que tal aceitação? Não seremos menor se Africanistas, ou maior se Iniciáticos! Mais capazes, se optarmos por fundamentos de nação ou menos capazes, se seguirmos os ensinamentos à luz Kardequiana!
Seremos sim maiores ou menores, se levarmos em consideração a caridade que conseguirmos praticar! Vamos praticar a nossa Umbanda, aquela que nos toca ao coração com sentimentos de amor e caridade. E aí quem sabe, teremos uma Umbanda única e verdadeiros Umbandistas.