sexta-feira, 28 de março de 2008

quarta-feira, 26 de março de 2008

Foi com muita satisfação que no último dia 22/03, que nós do TUSCUPBA estivemos la no "Cantinho dos Orixás" em Nazaré Paulista, fomos contemplar a natureza com nosso já tradicional culto no Santuário de Nossa Amada Mamãe Oxum. A todos que la estiveram nossos mais puros e sinceros agradecimentos pelo prestigio de vossas presenças e esperamos que todos tenham saído de lá Renovados em seus intimos e que Mamãe Oxum os tenham imantados com sua vibração do mais puro Amor, que é incondicional e estendido a todos que em sua frequencia se sintonizaram.

Que Pai Oxalá e Mãe Oxum e todos os Orixás, Guias, Mestres, Protetores, Guardiões (ãs) vos abençõe a todos, e que em um momento não tão longe possamos estar lá de volta.

Pai Nenê do Obaluaiyê - TUSCUPBA

sexta-feira, 7 de março de 2008

O Centenário da Umbanda ( 100 Anos em 2008 )



Eis que é nascida no plano material uma Nova Religião. É 15 de Novembro de 1908. Eu ainda não estava lá, talvez estivesse vendo tudo acontecer de uma outra dimensão, sei lá! - Mas o que importa é que hoje e já faz 40 anos que fui inserido nela, aprendi tanto e não aprendi ainda nada, haja visto que quanto mais se aprende muito mais há para se aprender. Sei que neste ano vamos comemorar o seu primeiro centenário ( 100 anos, um século de existência), e a honra me complaz por estar participando desse momento, pois ainda me mantenho convicto em segui-la e Deus Olorun esta e estara me conduzindo para que todos nós possamos contemplar e seguir adiante amando a nossa querida Umbanda, que eu lá no início com 10 anos de idade, nos idos do ano de 1966, ouvi em uma palestra doutrinária através de uma entidade "Caboclo", a qual solicitou para que eu adrentasse n o recinto "Centro" e ouvisse o que se tinham a dizer e ouvi - A Umbanda terá e será a base para que todos os encarnados e desencarnados venham realmente conhecer o caminho que lhes dará a conciência do que é a Eternidade.
E assim comecei a me ingressar no mundo do consencial sagrado, que até hoje so está me revelando como tão grande é a evolução do espirito na busca do retorno ao grande utero que nos criou ou seja nos sentir filhos do mesmo "Pai" e é por isso e por tantas outras coisas que faço hoje e desde já a minha homenagem ao centenário da nossa "Querida Umbanda".
Salve Nosso Pai Olorum
Salve Nosso Pai Oxalá
Vivas ao dia 15 de Novembro de 2008

Pai Nenê do Obaluaiyê
T.U.S.C.U.P.B.A

(Gravura de Carlos Piquera) em alusão ao centenário.......

”COMO FAZER SUA OFERENDA DE HUMILDADE"


"COMO FAZER SUA OFERENDA DE HUMILDADE"

Muitos Médiuns perguntam para as Entidades, quais oferendas eles podem dar no dia determinado de cada Orixá.
A seguir, está uma receita básica para ser utilizada para qualquer Orixá, Guia ou Entidade.
Ingredientes:
- Um pacote de amor em pó, para que qualquer brisa possa espalhar para as pessoas que estiverem perto ou longe de você;
- Um pedaço (generoso) de fé, em estado rochoso, para que ela seja inabalável;
- Algumas páginas de estudos doutrinários, para que você possa entender as intuições que recebe;
- Um pacote de desejo de fazer caridade desinteressada em retribuição, para não "desandar" a massa;
Junte tudo isso num alguidar feito com o barro de resignação e determinação, e venha para o terreiro. Coloque em frente ao Conga e reze a seguinte Prece:
"Pai, receba esta humilde oferenda dada com a totalidade de minha alma e revigore o meu físico para que eu possa ser um perfeito veículo dos teus enviados. Amém".
Pronto! Você acabou de fazer a maior oferenda que qualquer Orixá, Guia ou Entidade possa desejar ou precisar...

Matéria tirada do site: www.abratu.com.be (Faolha Umbandista).
Fonte: http://www.solitari.com.br/tuctcmj/oferenda_humildade.htm

A LENDA DAS TRÊS ÁRVORES



A LENDA DAS TRÊS ÁRVORES
No alto de uma montanha, três árvores sonhavam com seu futuro.Quero ser um baú cheio de tesouros, disse a primeira.Quero ser um grande návio e transportar reis e rainhas, disse a segunda.Quero ficar aqui e ser tão grande que, quando olharem para mim, as pessoas se lembrem de Deus, disse a terceira.Um dia lenhadores cortaram as árvores. Da primeira, fez-se uma manjedoura para animais. Da segunda, um pequeno barco. Da terceira, vigas que ficaram jogadas num depósito. Todas ficaram desiludidas e tristes com seus destinos.Numa bela noite cheia de Luz e Estrelas, uma mulher colocou seu bebê recém nascido na manjedoura. E a primeira árvore viu que guardava o maior tesouro do mundo.Anos depois, o barco transportava um homem adormecido, quando principiou uma tempestade. O homem levantou-se e disse " Paz ", acalmando a tormenta. E a segunda árvore compreendeu que levava o Rei do Céu e da Terra.Tempos mais tarde, numa sexta-feira, as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nelas. A terceira árvore sentiu-se terrível e cruel.Mas no domingo seguinte, ela soube que o homem havia morrido para salvar a humanidade. As pessoas sempre lembrariam de Deus e de seu Filho quando olhassem para a cruz.A realização dos sonhos das árvores foi muito maior do que elas imaginavam. Assim, nunca deixe de acreditar em seu sonhos, mesmo que sejam eles aparentemente impossível de se realizar.Acredite e tenha Fé, que tudo se concretizará e você também será muito feliz.

LIMPEZA PROFUNDA DO ORGANISMO

LIMPEZA PROFUNDA DO ORGANISMO


RECEITA DE UMA FARMACOPÉIA ENCONTRADA EM LETRAS ANTIGAS, NUM MOSTEIRO BUDISTA NAS MONTANHAS DO TIBETE, EM 1972.

· COLOCAR EM UM FRASCO GRANDE DE VIDRO:
350 GRAMAS DE ALHO MOIDO NO LIQUIDIFICADOR, MISTURADO COM 250 ML DE CACHAÇA. FECHAR O VIDRO HERMETICAMENTE E COLOCA LO NA GELADEIRA, COM UM COPO DE ÁGUA.

DIAS GOTAS/MANHÃ GOTAS 1/2 DIA GOTAS/TARDE
1º DIA O1 02 03
2º DIA 01 06 06
3º DIA 07 08 09
4º DIA 10 11 12
5º DIA 13 11 12
6º DIA 16 17 18
7º DIA 12 11 10
8º DIA 09 08 07
9º DIA 06 05 04
10º DIA 03 02 01
11º DIA 15 25 25
12º DIA 15 25 26

· CONTINUAR TOMANDO 25 GOTAS 3 VEZES AO DIA, ATÉ TERMINAR O FRASCO.
· ESTE TRATAMENTO NÃO PODE SER REPETIDO ANTES DE 5 CINCO ) ANOS.

1. INDICAÇÕES: LIMPA O ORGANISMO, LIBERANDO TODAS AS GORDURAS, CÁLCULOS ( PEDRAS ) MELHORA O METABOLISMO, CONSEQUENTEMENTE TODOS OS VASOS SANGUINEOS TORNAM SE FLEXIVEIS.
2. DIMINUI O PESO FAZENDO COM QUE O CORPO VOLTE AO PESO NORMAL.
3. DESFAZ TODOS OS CÁLCULOS DO SANGUE, CURA O DIAFRAGMA, A MIOCÁRDIA, A HIPERTENSÃO, AS DOENÇAS DOS BRONCOS PULMONARES, CURA COMPLETAMENTE AS DORES DE CABEÇA, AS TROMBOSES DE CEREBRO, A ARTERIOSCLEROSE, A ARTRITE E O REUMATISMO, A GASTRITE, AS ÚLCERAS DO ESTOMAGO E AS HEMORROIDAS.
4. ABSORVE TODO TIPO DE TUMOR INTERNO E EXTERNO, CURA OS PROBLEMAS DE VISTA, DOS OUVIDOS E AINDA A " IMPOTÊNCIA SEXUAL ".

O PODER DE CURA DO ALHO

O alho fortalece ação do sistema imunológico.

FIQUE ATENTO

1. Benefícios: O alho é rico em selênio e zinco, que fortalecem o sistema imunológico. Atua como descongestionante, auxiliando no tratamento de doenças como bronquite, asma e rinite, além de ser expectorante. Contém o princípio ativo alicina, que é eficiente no combate a infecções bacterianas. Outro componente presente no alho, o ajoeno, previne o câncer. Reduz o risco de entupimento das artérias, provocando a dilatação dos vasos sangüíneos, o que baixa a pressão arterial. Inibe a produção do mau colesterol ( LDL ) e impede que ele fique depositado nas artérias.
2. Consumo: Nutricionistas recomendam a ingestão de dois a cinco dentes de alho por dia.
3. Prevenção ao mau cheiro: Comer alho com ervas como hortelã ou salsa evita que o cheiro do condimento saia péla transpiração ou pelo hálito. Para se livrar do mau cheiro nas mãos ao manusear o alho, recomenda-se esfregar limão nos dedos. Outra opção é, logo depois de usá-los, lavar as mãos em água corrente sem esfregar os dedos.
4. Receitas caseiras:
ÓLEO DE ALHO - Socar bem dois dentes de alho e misturá-los com um copo de azeite de oliva. Deixar três dias na temperatura ambiente, coar e guardar na geladeira.
ÁGUA DE ALHO - Socar de dois a quatro dentes de alho, colocar num copo d'água quente e deixar durante uma noite. Pela manhã, coar e beber.
MANTEIGA DE ALHO - Socar alguns dentes de alho, misturar com manteiga e salsinha picada e passar no pão.

Usado principalmente para temperar alimentos, as propriedades do alho vão além de condimentar e dar sabor picante à comida.
Usado há mais de 4000 anos, o alho melhora a ação do sistema imunológico, por ser rico em selênio e zinco, prevenindo gripes e resfriados.
Uma substância encontrada no condimento, a alicina, atua como antibiótico no combate a infecções.
" Não há contra-indicações alguma ao consumo de alho. Além de dar vida aos pratos, ele traz inúmeros benefícios à saúde ", diz a nutricionista Alessandra Soares.
Segundo ela, pesquisas comprovam que o condimento previne o câncer, por ter entre seus componentes o ajoeno, substância que reduz os radicais livres.
O consumo regular do alho também diminui o risco de entupimento das artérias e provoca a dilatação dos vasos sangüíneos, já que age como anticoagulante, tendo a função de baixar a pressão arterial.
Outro benefício é que o alho inibe a produção do chamado mau colesterol, o LDL, no fígado, impedindo que ele seja depositado nas artérias.
" por tudo isso, pode-se dizer que o alho tem propriedade de prevenir doenças do coração ", diz Alessandra.
Segundo ela, para obter maior proveito dos benefícios do alho, o ideal é comê-lo ou colocá-lo cru sobre a comida já pronta. " Muitas propriedades podem se perder durante o cozimento ", afirma a nutricionista Alessandra.

Extraído do Jornal " Agora " edição de Segunda Feira 25 de Março de 2002 - página A-13.

JCSS.

Desde os egípcios que trabalharam na construção das pirâmides - o Egito dos Faraós - até os nossos dias esse fabuloso bulbo persiste como estrela na arte de curar.
Estudos recentes do The National Câncer Institute in Rockwille Maryland, revelaram propriedades de deter o crescimento de tumores.
A seguir formula extraordinária contra os radicais livres onde o alho tem participação :
· Ingredientes : 2 xícaras de escarola picadinha com as mãos, 1 xícara de cebola, 1 xícara de couve flor crua picadinha - Tempero : 1 abacate, ¹/2 dente de alho, sal e limão a gosto.
Modo de fazer: Bata o abacate com o alho, o limão e o sal. Junte os outros ingredientes e sirva.
Outras aplicações onde o alho entra : Afecções da garganta, Arteriosclerose, Artrite e reumatismo, Auto intoxicação ( para atenuar efeitos ), Catarros, Debilidade digestiva por fator nervoso, Frieiras, Pressão alta, Tosses, Vermes em geral,
O alho é planta hortense, da família das Liliáceas, cujo bolbo se emprega tanto na cozinha como na medicina caseira.
O uso do alho como agente medicinal data de época remotíssima.
Sua aceitação baseou-se, certamente, em resultados bem observados, pois que sua indicação aparece na primitiva medicina grega, hindu e egípcia.
Desde a antigüidade lhe é atribuído efeito corretor sobre os gases abdominais e sobre a flatulência gástrica, causadora, entre outros sintomas incomodantes, de freqüentes eructações.
Estudos modernos confirmam sua ação benfazeja sobre diversas moléstias gastrintestinais.
Temos, pois, no alho, uma utilidade real, como remédio e condimento.
Nome científico: Allium Sativum.
Família : Liliáceas.
Sinonímia : alho hortense, alho manso, alho comum; knoblauch (alemão); ajo ( espanhol ); ail ( francês ); garlic ( inglês ); aglio ( italiano ).
Descrição : - O alho é uma erva culinária e medicinal conhecida em todo o mundo. Com altura de até 70 centímetros, possui folhas estreitas e iguais. Suas flores miúdas, brancas e pouco cheirosas, nascem na parte terminal do caule, formando, reunidas, uma espécie de pequeno chapéu de sol. O bulbo é um corpo oval , formado por alguns gomos ou " dentes ", cada um dos quais constituído por uma massa consistente e aquosa, de cheiro e sabor muito fortes.
Embora se suponha que o alho proceda dos desertos da Ásia Central, sua origem perdeu-se no tempo e no espaço, pois vem sendo cultivado, nos países mediterrâneos, no Egito, na China e na Índia desde a mais remota Antiguidade. Sempre foi empregado como condimento e como remédio para diversas moléstias.
Era alimento habitual dos trabalhadores egípcios que construíam as pirâmides, bem como, mais tarde, dos trabalhadores e soldados romanos. As classes altas, no entanto, abstinham-se de utilizá-lo devido ao seu forte odor. Citado por Hipócrates e Dioscórides pela sua importância medicinal, é também mencionado nas obras de Shakespeare.
Cultivo : - Planta-se através dos " dentes " no começo de março. Gosta de solo leve e com humus. A colheita ocorre, em média, após seis meses. O espaçamento deve ser de 0,30m x 0,50m .
Composição Química : - O alho contém em 100 gramas:
· Calorias 135,00 kcal
· Água 66,57 %
· Carboidratos 26,31 %
· Proteínas 6,76 %
· Lipídios 0,06 %
· Sais 0,30 %
Em 100 gramas de alho há :
· Vitamina B¹ ( Tiamina ) 244,00 mcg
· Vitamina B² ( Riboflavina ) 74,00 mcg
· Niacina 0,29 mg
· Vitamina C 14,00 mg
Os sais do alho, contidos em 100 gramas, são os seguintes :
· Cálcio 20,00 mg
· Fósforo 30,00 mg
· Ferro 1,00 mg
Uso e propriedades medicinais : - O alho é indicado no tratamento das mais variadas doenças e/ou afecções, pois o alho representa, de fato, um dos medicamentos naturais dos mais notáveis. Produz excelentes resultados se aplicado no combate a diversas afecções como gripes, resfriados, rouquidão, tosses, afecções catarrais, bronquite crônica, tuberculose, gangrena pulmonar e hemoptises, também eficaz quando empregado como laxativo e como estomáquico, é considerado vermífugo, na pneumonia, na asma, faz com que os escarros diminuam e percam o seu aspecto purulento, faz baixar a pressão arterial, usado com regularidade e durante certo tempo, auxilia no tratamento de varizes e hidropísias, amassado com azeite de oliva combate a prisão de ventre, regularizando o peristaltismo; outrossim, estimula a secreção dos sucos gástricos e intestinais, favorecendo a digestão; combate as toxinas intestinais e favorece a expulsão dos vermes, mesmo a solitária, como vermífugo, usa se o alho, em infusão, com leite , toma-se três ou quatro vezes ao dia; emprega-se também, com bons resultados, como : anti-séptico, carminativo, depurativo do sangue, diurético, emoliente, febrífugo ( muito útil nas febres intermitentes ), tônico; é usado como elemento auxiliar na terapia dietética em casos de ácido úrico, cálculos, cólera, diabete melito, difteria, enfermidades do fígado, dos rins e da bexiga, esgotamento, hidropisia, insônia, paludismo, picaduras de animais venenosos, reumatismo, sífilis, tifo, úlceras. Externamente usa se o alho contra calos, verrugas, sarna, impingem, tinha, manchas da pele, etc. Para acalmar a dor de ouvido, aplica-se algodão embebido em azeite de oliva fervido com alho.
Contra Indicações : - Algumas pessoas apresentam reação alérgica da pele ao contato com o alho, de modo que devem evitar seu manuseio. Os que sofrem de hipotensão, devem ser parcimoniosos no uso do alho, uma vez que lhes provoca maior queda de pressão. As lactantes devem evitar o uso liberal do alho, de vez que pode provocar cólicas no ventre do lactante, segundo observação de caráter popular. Em doses muito elevadas, o alho produz dor de cabeça, dor no estômago, dor nos rins, cólicas, vômitos, diarréia, tontura.
Valor Alimentício : - O alho é muito valioso, não só pelas suas propriedades condimentícias , mas também pelo seu conteúdo em sais e vitaminas.
Como um dos mais saudáveis dentre todos os vegetais, deveria o alho ser usado mais largamente na alimentação diária.
Empregado como tempero, enriquece o sabor dos pratos, estimula o apetite, e provoca a secreção dos sucos gástricos.
Quem na cozinha, introduz esse humilde bolbo, desprezado e até ridicularizado por causa do seu odor, conta com um dos mais poderosos germicidas e mais valiosos preventivos contra inúmeras enfermidades.
Muita gente reconhece as virtudes do alho, mas não se dispõe a comê-lo ao natural, em virtude do seu cheiro ou do seu gosto, que algum têm como desagradável, ao passo que nada sabem dizer contra o odor e o sabor do tabaco ( charuto, cachimbo, cigarro ), cujo uso deveria, pelo menos aos olhos das pessoas de bom senso, ocupar o primeiro lugar entre os desprezados e ridicularizados, pois normalmente ofende as narinas e revolta o estômago dos indivíduos normais, os não viciados.
O problema do cheiro e gosto do alho pode, todavia, ser contornado : Afirma-se que o gosto pode ser eliminado tomando-se algumas gotas de azeite de raíz de angélica e que o cheiro pode ser combatido comendo-se salsa crua. Recomenda-se também a mastigação de boa quantidade de nozes em conjunto com o alho.
O suco de limão, misturado com igual quantidade de água, tomado meia hora após a ingestão do alho, também lhe destrói o odor. O mesmo suco também serve para desodorizar as mãos. O alho é fonte de cálcio, fósforo e vitamina B¹.
Médicos ingleses, empregavam, há anos, com êxito , o suco de alho no tratamento de úlceras purulentas. Duas lavagens diárias com suco de alho diluído em água destilada produz uma melhora notável já dentro das primeiras 48 horas
Resumo das Utilidades Medicinais do alho :

· Ácido Úrico, distúrbios metabólicos relacionados ao : Ingerir " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Anti-séptico : comer, juntamente com saladas cruas, alguns dentes de alho.
· Arteriosclerose : Indica-se o óleo de alho, disponível no mercado na forma de cápsulas;
· Asma : proceder como indicado em catarro;
· Bexiga, doenças da : Proceder como indicado em cálculos;
· Bronquite crônica : Proceder como indicado em catarro;
· Cálculos em geral : Usar alho com saladas cruas. Tomar " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Calos : Lavar o local com suco de alho. Ver observação em úlceras. Ungüento : Misturar a polpa de alho esmagada em óleo de oliva e passar o ungüento sobre o calo, cobrindo o com um pedaço de linho. Este remédio é muito eficaz para extirpar definitivamente os calos. Se necessário, repetir a operação.
· Catarros, doenças em que há produção de : Recomenda-se o suco de alho com limão e própolis: bater no liqüidificador 3 dentes grandes de alho, meia xícara de suco de limão e 20 gotas de própolis. Dividir em 4 doses e tomar ao longo do dia, uma dose por vez;
· Cólera : Proceder como indicado em cálculos. Usar quantidades pequenas, se não houver indisposição, irritação ou náuseas. Observar rigoroso controle médico;
· Constipação intestinal : Amassar o alho com azeite de oliva e tomar, em jejum, uma colher de sopa;
· Debilidade geral : Proceder como indicado em cálculos;
· Depurativo do sangue : Proceder como indicado de hipertensão arterial;
· Diabete melito : Proceder como indicado em cálculos;
· Difteria : Além dos necessários cuidados médicos, proceder como indicado em cálculos;
· Diurese : Tomar " água de alho " ( Ver hipertensão arterial );
· Empregos caseiros : Vinagre anti-séptico ou vinagre dos quatro ladrões; deixar em maceração, em 1250 gramas de vinagre de vinho branco, por dez dias, 20 gramas de sumidades floridas de algumas destas plantas : losna, alecrim, sálvia, hortelã, arruda ou flores de alfazema, 30 gramas de cada um destes aromáticos : casca de canela, ácoro, noz-moscada, cravo e alho, e 5 gramas de cânfora. Depois de dez dias filtrar o líquido, conservando-o em um vidro com tampa esmerilhada. É ótimo para limpar feridas e desinfetar as mãos;
· Eructações : Proceder como indicado em flatulência;
· Esgotamento : Proceder como indicado em cálculos;
· Febre : Tomar " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Fígado, doenças do : Tomar " água de alho " ( ver hipertensão arterial );
· Flatulência : Tomar " água de alho " de 3 em 3 horas. Remover a causa alimentar da flatulência;
· Gases intestinais : Ver flatulência;
· Gripe : Proceder como indicado em catarro. Comer alho em saladas;
· Hidropísia : Proceder como indicado em cálculos;
· Hipertensão Arterial : Tomar " água de alho " 3 ou 4 vezes ao dia, deixar o alho macerado de molho em água durante umas seis horas e coar;
· Impingem : Proceder como indicado em calos;
· Insônia : Proceder como indicado em cálculos. Tomar " água de alho " morna antes de dormir. Infusão : esmagar um dente de alho em uma xícara de leite quente, deixar em infusão por dez minutos e beber;
· Malária : Proceder como indicado em cálculos, porém com mais intensidade;
· Ouvido, dores de : Aplicar no ouvido algodão embebido em azeite frito com alho, quente;
· Pele, para a beleza da, ou manchas da : Proceder como indicado em calos;
· Picaduras de animais venenosos : Proceder como indicado em cálculos. Comer bastante alho. Buscar socorro médico o mais rápido possível;
· Pneumonia : Proceder como indicado m catarro;
· Prisão de ventre : Ver constipação intestinal;
· Resfriado : Proceder como indicado em catarro;
· Reumatismo : Proceder como indicado em cálculos. Cataplasma : espremer bem alguns dentes de alho e estender a polpa sobre um pano de lã quente, aplicando o cataplasma sobre a região atingida pelas dores reumáticas. Tintura : retirar a casca e triturar finamente 25 gramas de alho seco, misturando essa papinha com 60 gramas de álcool finíssimo de fruta. Colocar a mistura em um vidro munido de conta gotas. A tintura deve ser, então, assim administrada: 15 gotas diluídas em um pouco de água pela manhã, em jejum, aumentando duas gotas por dia até chegar a 25 gotas. Terminado o vidro, interromper o tratamento, recomeçando-o, com as mesmas doses, uma semana depois;
· Rins, doenças do : Proceder como indicado em cálculos;
· Sarna : Proceder como indicado em calos;
· Sífilis : Proceder como indicado em cálculos;
· Solitária : Ver verminoses;
· Tifo : Proceder como indicado em cálculos;
· Tinha : Proceder como indicado em calos;
· Tosse : Tomar quente. Proceder como indicado em catarro;
· Tuberculose : Proceder como indicado em catarro. Observar as prescrições médicas;
· Ulceras externas : Para alguns casos é indicado lavar o local com suco ou " água de alho ". Algumas pessoas, entretanto, respondem com irritações ou alergia, pelo que não lhes é conveniente este tratamento;
· Varizes : Proceder como indicado em hipertensão arterial;
· Verminoses : Ferver durante alguns minutos 6 dentes de alho amassados em 250 ml de leite. Coar, dividir em três doses e tomar ao longo do dia. Decocção : ferver, em leite quente açucarado alguns dentes de alho, previamente esmagados por um minuto. Tomar duas ou três colheres por dia. Clister : colocar em infusão 15 gramas de alho em uma quantidade suficiente de água quente. Utilizar quando o líquido estiver pronto.
· Verrugas : Proceder como indicado em calos.
Fontes Consultadas : - Fascículo número 3 Plantas que Curam da Editora 3; As hortaliças na medicina natural de A Balbach - D Boarim e O maravilhoso poder das plantas de Eliza Biazzi.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O valor da pontuação

Um homem rico, sentindo-se morrer, pediu papel e pena,e escreveu assim: "Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".
Não teve tempo de pontuar - e morreu.
A quem deixava ele a fortuna?
Eram quatro os concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: "Deixo os meus bens à minha irmão? Não! Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres."
A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito; e pontuou-o deste modo: "Deixo os bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres".
Surgiu o alfaiate, que pedindo cópia do original, fez estas pontuações:"Deixo os meus bens à minha irmã? Não ! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres".
O Juíz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade, e um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: " Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.

Virgílio Couto

Eis as questões de uma prova.

1 - Nesse texto qual é o valor da pontuação?
2 - Coloque em sequencia as pessoas que foram beneficiadas com o 1° testamento, o 2° testamento, o 3° testatamento e o 4° testamento

FRENTE DE TRABALHO

Somos tantos... Sou mais um...
Um número...um nome...
um roteiro...
A jornada com rumo certo
É o tempo... só um tempo
E a ilusão começa
Tenho um nome, um crachá no peito
Um salário (?),uma conta no banco
Uma refeição, a condução... e
Nenhuma esperança
Nos tratam como crianças...
Inocentes, esfomeadas, tolas
Zombam de nossa sabedoria
Roubam nossa dignidade.
Fingem que nos dão emprego,
e roubam- nos a felicidade
Tal qual menino "amebado"
O olho faísca no melado...
Dão-nos um pirulito rachado, e
tiram-nos o sabor da vida
Eu sou mais um no meio de tantos
Que soluçam desesperados...
Nosso choro ninguém escuta,
e se escuta... faz-se alienado
Choramos o pedaço do pão?
- Não!!!
Queremos mais...
a solução pro desempregado!!!
Fátima (Estação do Metrô Brás-Bolsista)
Nota: Fiz este poema frente a humilhação que passamos diante da vergonha que é o desemprego neste país.

sábado, 1 de março de 2008

SOBRE EXÚ MIRIM

Escrever sobre Exú Mirim se faz necessário nesse momento porque, desde que psicografei o livro Lendas da Criação – A Saga dos Orixás, sua importância na Criação e na Umbanda mostraram-se maior do que imaginava-se.

Não temos escritos abundantes a nossa disposição que ensinem-nos sobre esse Orixá ou que fundamente-o com Mistério Religioso.

Essa falta de textos esclarecedores e fundamentais das suas manifestações religiosas nesse primeiro século de existência da Umbanda deixou Exú Mirim à própria sorte, ou seja: a vagos comentários sobre seus manifestadores que pouco ou nada esclareceram sobre eles e ao que vieram! Inclusive, por terem sido descritos como "espíritos de moleques de rua", cada um incorporava-o com os típicos procedimentos de crianças mal - educadas, encrenqueiras, bocu¬das, chulas, etc.

Foram tantos os disparates cometidos que é melhor esquecê-los e reconstruir todo um novo conhecimento sobre o Orixá Exú Mirim, antes
que ele deixe de ser incorporado e relegado ao esquecimento, como já foi feito com muitos dos Orixás que, por falta de informações corretas e fundamentadoras, deixaram de ser cultuados aqui no Brasil.

Nas Lendas da Criação, Exú Mirim assumiu uma função e importância que antes nos eram desconhecidas. A função é a de fazer regredir
todos os espíritos que atentam contra os princípios da vida e contra a paz e a harmonia entre os seres. A importância e a de que, sem Exu Mirim nada se pode ser feito na Criação sem sua concordância. Com Exú, dizia-se que "sem ele não se faz nada". Já, com Exú Mirim, "sem ele nem fazer nada é possível".

Vamos por partes para entendermos sua importância e fundamentá-lo, justificando sua presença na Umbanda.

1) Cada Orixá é um dos estados da Criação. Um é a Fé, outro é a Lei, outro é o Amor, e assim por diante, independente de suas interpretações religiosas.

2) Por serem estados, são indispensáveis, insubstituíveis e imprescindíveis á harmonia e ao equilíbrio do todo. O Estado da matéria considerado "frio" só é possível por causa da existência do estado "quente" e ambos na escala celsus indica os dois estados das temperaturas.
Sem um não seria possível dizer se algo está frio ou quente; se algo é doce ou amargo, se algo é bom ou ruim, etc. É a esse tipo de "estado" que nos referimos e não a um território geográfico, certo?
3) Muitos são os estados da Criação e cada um é regido por um Orixá e é guardado e mantido por todos os outros, pois se um desaparecer (re¬colher-se em Deus), tal como numa escada, ficará faltando um degrau, e tal como numa escala de valores, estará faltando um grau que separe o seu anterior do seu posterior.

4) Quando a Umbanda iniciou-se no plano material, logo surgiu uma linha espiritual ocupada por espíritos infantis amáveis, bonzinhos, humildes, respeitosos e que chamavam todos(as) de titios e titias ao se dirigirem às pessoas ou aos Orixás e guias espirituais. Também chamavam os pretos(as) velhos(as) de vovô e de vovó. Até aí tudo bem!

5) Mas logo começaram a "baixar" uns espíritos infantis briguentos, encrenqueiros, mal-educados, intrometidos, chulos e que dirigiam –se às pessoas com desrespeito chamando-os disso e daquilo, tais como: seu pu.., sua p..., seu v...., seu isso e sua aquilo, certo? E quando inquiridos, se apresentavam como "exús" mirins, os exus infantis da Umbanda numa equivalência com um exu infantil ou um erê da esquerda existente no Candomblé de raiz nigeriana.

6) Exú Mirim assumiu o arquétipo que foi construído para ele: o de menino mal! E tudo ficou por aí com ninguém se questionando sobre tão con¬trovertida entidade incorporadora em seus médiuns, pois ele diziam que todo médium tem na sua esquerda um Exú Mirim além de um e Exú e uma Pomba Gira.

7) De meninos mal educados, como tudo que "começa mal" tende a piorar, eis que as incorporações de entidades Exús Mirins começaram a ser proibidas nos centros de Umbanda devido a vazão de desvios íntimos dos médiuns que eles extravasavam quando incorporavam nos seus.

8) De mal vistos, para pior, essa linha de trabalhos espirituais, (onde cada médium tem o seu Exu Mirim), quase desapareceu e só restaram as incorporações e os atendimentos de um ou outro Exu Mirim "muito bom" mesmo no ato de ajudar pessoas.

9) Então ficou assim decidido, mais ou menos, por muitos:
a) Exú Mirim existe, é mal educado e incon¬trolável e de difícil doutrinação.

b) Vamos deixar Exú Mirim quieto e vamos trabalhar só com linhas espirituais doutrináveis e possíveis de serem controladas dentro de limites aceitáveis.

10) Exú Mirim praticamente desapareceu das manifestações Umbandistas porque suas incorporações fugiam do controle dos dirigentes e seus gestos e palavrões envergonhavam a todos.
11) Como é característica humana negar tudo o que não pode controlar e ocultar tudo o que "envergonha", o mesmo foi feito com Exú Mirim, que existe, mas não é recomendável que incorpore em seus médiuns.
Certo?

Errado, dizemos nós, porque muitos médiuns já ajudaram a muitas pessoas com seus exús mirins doutrinadíssimos e nem um pouco influenciados pela personalidade "oculta" de quem os incorporavam.

Todos se adaptam a regras comportamentais se seus aplicadores forem rigorosos tanto com os médiuns quanto com quem incorporar neles.

O melhor exemplo começa com as incorporações comportadas de quem dirige os trabalhos espirituais. E uma boa orientação sobre as entidades ajuda muito porque, o que os médiuns internalizarem sobre elas será o regularizador das entidades.

Agora se, por acaso, o dirigente adota um comportamento discutível, aí seus médiuns o seguirão intuitivamente, pois o tomam como exemplo a ser seguido.

Em inúmeras observações, vimos os médiuns repetindo seus dirigentes e, inclusive, com as incorporações e danças dos guias incorporados
neles. Essa assimilação natural ou intuitiva é um indicador de que o exemplo que vem "de cima" ainda é um dos melhores reguladores comporta¬mentais.

Agora, quando o dirigente incorpora seu Exú Mirim e este, por ser do "chefe", faz micagens, caretas, gestos obscenos, atira coisas nas pessoas, xinga-as e fala palavrões, aí tudo se degenera e seus
médiuns procederão da mesma forma porque, em suas mentes e inconscientes é assim que seus Exús Mirins devem comportar-se quando incorporados.

Essa foi uma das razões para o ostracismo e que foi relegada a linha dos Exus Mirins. E isto, sem falarmos em supostos Exús Mirins que quando incorporavam ou ainda incorporam por aí afora, pegam ou lhe são dados saquinhos de papel que ficam cheirando, como se fossem as infelizes crianças de rua viciadas em cheira "cola de sapateiro".

Certos comportamentos devemos debitar ao arquétipo errôneo construído por pessoas desin¬for¬madas sobre essa linha de trabalhos espirituais Umbandistas.

1) Não são espíritos humanos, em hipótese alguma.

2) Exús Mirins são seres encantados da natureza provenientes da sétima dimensão à esquerda da que nós vivemos.
3) A irreverência ou má educação comporta¬mental não é típico deles na dimensão onde vivem.
4) São naturalmente irrequietos e curiosos, mas nunca intrometidos ou desrespeitadores.

5) Por um processo osmótico espiritual, refletem o inconsciente de seus médiuns, tal como acontece com Exú e Pomba Gira. Logo, são nossos refletores naturais.

6) Gostam de beber as bebidas mais agradáveis ao paladar dos seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não.

7) Apreciam frutas ácidas e doces "duros", tais como: rapadura, pé de moleque, quebra queixo, cocadas secas e balas "ardidas" (de menta ou hortelã).

8) Se bem doutrinados prestam inestimáveis trabalhos de auxilio aos freqüentadores dos centros de Umbanda.

9) Não aprovam ser invocados e oferen¬da¬dos em trabalhos de demandas e magias negativas contra
pessoas.

10) Toda vez que seus médiuns os ativam pa¬ra prejudicar os seus desafetos seus Exus Mirins se enfraquecem automaticamente já acon¬teceram inúmeros casos de médiuns que ficaram sem seus verdadeiros Exus Mirins porque os usaram tanto contra seus desafetos que eles ficaram tão fracos que foram aprisionados e kiumbas oportunistas
tomaram seus lugares junto aos seus médiuns, passando daí em diante a criar problemas para suas vítimas que ainda acreditavam que estavam incorporando seus verdadeiros Exús Mirins.

11) Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes e preferem ser ofe¬rendados periodicamente na natureza, tal co¬mo as crianças da direita.

12) Se bem doutrinados e colocados a serviço dos freqüentadores dos centros umbandis¬tas, realizam um trabalho caritativo único e insu¬bs¬tituível.

Vamos resgatar os Exus Mirins da Umbanda e libertá-los do falso arquétipo que mentes e consciências distorcidas criaram para eles?

Rubens Saraceni